Perguntas Frequentes




Quem pode utilizar o aplicativo Mobile?
- Somente pessoas vinculadas à comunidade USP, ou seja, portadoras de número USP, utilizando o login e a senha do Sistemas USP.

Quais as Ocorrências que posso registrar?
- Ocorrências relacionadas à Prefeitura: Vazamento de Água, Iluminação Pública e Buracos na Via.
- Ocorrências relacionadas à Segurança: Furto ou Roubo, Sequestro, Atividade Suspeita, Vandalismo, Problemas de trânsito e Animais no Campus.

Quem recebe as ocorrências?
- Ocorrências relacionadas à Prefeitura: Sistema SIROOP, acessado por pessoas indicadas no Campus.
- Ocorrências relacionadas à Segurança: Sistema SIROO, acessado pela Central de Guardas do Campus.

O sistema é compatível com qualquer celular?
- O sistema é compatível com smartphones que contenham GPS, Sistema Android ou iOS.
Até o momento estamos investigando uma exceção apenas com o Samsung Galaxy Ace4 Lite.


Como realizo a instalação do aplicativo em meu celular?
- O aplicativo estará disponível nas lojas oficiais dos Sistemas (Playstore e iTunes).

Como que fico sabendo se minha ocorrência foi registrada?
- Aparecerá uma tela de confirmação após o registro e o usuário receberá um e-mail contendo o protocolo da ocorrência.

Ao registrar uma ocorrência é apresentada a seguinte mensagem: "Está fora da área do serviço da Segurança"
- Está mensagem é exibida quando a posição do usuário não foi identificada. Isto geralmente acontece quando só se usa o GPS para obter a localização. O tempo vai depender da aparelho, carga da bateria e outros mecanismos que estão na configuração do aparelho para auxiliar na localização.
Quando se usa somente o GPS no aparelho, haverá um delay . Isto é comum.
Uma boa dica pra saber isso se a posição foi recuperada é abrir o mapa de ocorrencia e verificar se o posicionamento do usuário aparece no mapa.
Uma vez que aparecer, a sua localização foi obtida pelo GPS.
Isso não deveria ocorrer se o WIFI estiver ativo e acessando a internet ou acesso pelo pacote de dados.


O Sistema funciona fora do Campus?
- Só é possível registrar ocorrências dentro de um raio predefinido em cada Campus.

Quais os locais da USP que poderão utilizar o Aplicativo Mobile?
1) Campus USP de São Paulo - Armando de Salles Oliveira
2) Campus USP de São Paulo - Quadrilátero da Saúde e Direito
3) Campus USP de São Paulo - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
4) Campus USP Fernando Costa
5) Campus USP de Piracicaba Luiz de Queiroz
6) Campus USP de Bauru
7) Escola de Engenharia de Lorena - Campus 1
8) Escola de Engenharia de Lorena - Campus 2
9) Campus USP de Ribeirão Preto
10) Campus USP de São Carlos - Campus 1
11) Campus USP de São Carlos - Campus 2


Como reporto problemas de utilização do aplicativo?
- O usuário pode reportar todos as dúvidas e problemas através do formulário constante na página de suporte:
https://ocorrencias.uspdigital.usp.br/suporte/